Padrões
 Nomenclatura
 Sistema
 Estrutural
 Formas e
 Dimensões
 Geometria
 Básica
 Treliças
 Espaciais
 Padrões Geométricos - Configurações das Treliças Espaciais

Configuração II - Quadrado p/ Quadrado G 45° (Desenho 7)

Configuração dual heterogênea. A malha externa é formada por quadrados dispostos diagonalmente com relação a quadrados maiores da malha interna.

Do ponto de vista estético, muitos arquitetos preferem esta solução por proporcionar maiores espaços abertos no reticulado.

Tem vantagens econômicas quando as cargas verticais para baixo predominam sobre a sucção. É o caso de estruturas onde predominam as cargas permanentes de cobertura, vidro etc.. As peças da malha interna são solicitadas, em sua maioria à tração e a rigidez a torção é aumentada pelo desenho das malhas dispostas diagonalmente no espaço.

Trata-se , nestes casos, de uma solução muito econômica devido ao número menor de peças na malha interna, se bem que mais longas, e devido ao menor número de nós. Uma expectativa média de 20% de economia comparada com a configuração I pode ser considerada, após otimização do cálculo estrutural. No quadro 1, é apresentado um levantamento comparativo entre as configurações 1 e 2, tomando-se em consideração a área da vista geral.

QUADRO 1

DESENHO 1      No. de nós       61

                        No. de barras   210

DESENHO 2      No. de nós       53

                        No. de barras  166

A economia de nós é de 15%; a de barras depende das dimensões escolhidas.


Desenho 7

   © 2011 Aluaço Esquadrias, Estruturas Metálicas Ltda.