O Nó Esférico
A Aluaço acaba de sair na frente ao desenvolver o nó esférico rombico-octaédrico, peça que substitui com vantagens o nó de ponta amassada utilizado para a conexão entre os perfis metálicos das estruturas espaciais. Os nós esféricos são peças de aço torneadas com, no mínimo, 1.2 kg. A usinagem dos nós é feita em torno automático com controle automático-CNC por exigir alta precisão nas furações onde são aparafusados as barras que compõem a estrutura. O ajuste das barras é milimétrico e, dependendo do projeto, cada nó esférico poderá ter oito, doze ou quatorze posições para conexão das barras.
Esse tipo de nó é o mais perfeito que existe porque as barras metálicas conectadas a ele terão o centro de gravidade exatamente na área central do nó, não gerando qualquer excentricidade. A substituição do nó de ponta amassada pelo esférico traz resultados estéticos extremamente superiores à obra. É o caso do hotel Renaissensce, de altíssimo padrão, que utilizou os nós esféricos cromados da Aluaço. Nessa obra, a Aluaço realizou a cobertura espacial do coffe room, com 1.200 m² e vãos de quase 40 m, com sky-light em vidro laminado serigrafado.
Para vencer grandes vãos o nó esférico é o ideal, pois evita o acumulo de folgas e a formação de flechas que podem comprometer a estabilidade do conjunto estrutural.
Além disso, o nó esférico é indiscutivelmente superior do ponto de vista estético.
|