Para melhor entendimento do texto utiliza-se uma nomenclatura padronizada, como segue:
Barra - Peça metálica tubular em alumínio ou aço que une dois pontos de uma estrutura.
Malha - Desenho formado, em um plano, por um conjunto ordenado de polígonos regulares, iguais ou diferentes entre si.
Banzo - Denominação geral para as barras que formam as malhas. Os banzos podem, muitas vezes, ter múltipla função, trabalhando basicamente como peça estrutural, e atendendo pelo seu desenho a outras funções - calha, esquadria, terça, etc..
Treliça Espacial - Estrutura formada por duas ou mais malhas, interligadas através de barras, de forma ordenada no espaço.
Diagonais - Denominação geral para as barras que interligam as malhas, formando triângulos com os banzos. A formação de triângulos e poliedros assim obtida, através da união dos banzos com as diagonais, proporciona a indeformabilidade e rigidez da treliça.
Nós - Denominação geral para os pontos de interconexão (vértices) das barras. São peças metálicas em aço ou alumínio, caracterizadas por um desenho que permite a absoluta concentricidade das forças ali concorrentes. Os nós são, freqüentemente, aproveitados como pontos de aplicação de diversas cargas permanentes do projeto, pendurais para tubulações, refletores etc.
Treliça Dual - Treliça formada por duas malhas, externa e interna, na maioria dos casos deslocadas entre si no espaço, podendo ser iguais ou diferentes (Treliça Dual Homogênea ou Heterogênea).
Treliça Múltipla - Treliça formada por mais de duas malhas, iguais ou diferentes entre si.
Módulo - Espaçamento entre os banzos, quando estes são formados por quadrados, retângulos ou triângulos.
Altura da Treliça - Distância entre as malhas externa e interna.